Morre ex-presidente da Federação Nacional dos Terapeutas, Irmã Socorro
11.01.2025
A ex presidente da Federação Nacional de Terapeutas Irmä Socorro morre neste sábado 11 de janeiro de 2025 em Recife, sendo acompanhada nos seus últimos momentos pela companheira de lutas Adeilde Marques, atual presidente da FENATE.
Não só a Paraiba, mas todo o Brasil perde um grande icone das Terapias Naturais.




Uma vida dedicada ao sacerdócio onde seu maior objetivo era cuidar, acolher, amparar os pobres, mais especificamente na Cidade de Pirpirituba/PB, a Irma Socorro, conhecida como Irma Marcilia, também deixa um grande legado para a categoria de Terapeutas, criando um grande movimento, Inicialmente em João Pessoa quando fundou em 2006 o Sindicato dos Terapeutas do Estado da Paralba, cuja solenidade de posse foi na Câmara Municipal apolada pela então Vereadora Paula Frassinete e Deputado Rodrigo Soares.
Discurso da fundação do Sindicato dos Terapeutas proferido pela Irma Socorro de Jesus
I Encontro de Terapeutas do Estado da Paraiba

E não parou por al. em 09.06.2006 a Assembléia Legislativa de João Pessoa abriu suas portas para a Irma Socorro realizar O PRIMEIRO ENCONTRO DE TERAPEUTAS DO ESTADOS DA PARAIBA. Veja mais.
Em maio de 2007 realiza o Segundo Encontro dos Terapeutas do Estado a Paraiba.
Em junho de 2009 Irma Socorro deixa a presidencia do SINTE-PB para assumir missão maior como Presidenta do Conselho Nacional de Ética da FENATE
Em 2013 assume a presidencia da FENATE e faz importante transmissão para os terapeutas. Veja mais.

Em 16.10.2013 participa da Audiência Pública na Comissão de Legislação Participativa para discutir o projeto de lei 6.959/2010, atendendo a solicitação da Federação Nacional dos Terapeutas




Um Pouco da Sua História


Um resumo do que ela mais amava fazer está nas páginas da FENATE. Realizar cursos, preparar terapeutas para o exercicio de cuidar das pessoas com tratamentos alternativos. Pedia que os portões do Centro Bom Samaritano ficassem sempre abertos para acolher os pobres, por isso o titulo de "Irmã Dulce da Paraiba".
Foi aqui no CENTRO DIFUSOR DE PRÁTICAS ALTERNATIVAS DA VIDA "BOM SAMARITANO" em Pirpirituba/PB, que Irma Socorro, escolheu para realizar seus mais caros sonhos: ensinar e acolher, curar tantos que deixam grandes testemunho da Santidade e pureza de Alma, pelos relevantes trabalhos especialmente com os pobres que eram seu foco principal.



Apenas uma pequena amostra de todo o legado que a Irmä Socorro deixou como «um grande exemplo a ser seguido assim falou o Monsenhor João Bosco na Missa de Corpo presente, neste dia 11.01.2025 em Pirpi.


Assim ela gostava de se despedir dos seus discipulos GRATIDÃO INFINITA, Ir. Socorro. Seu legado terá continuidade e ficará na história da Paraíba e do Brasil. Vá em Paz!
Depoimentos
Edilson Tavares -Terapeuta e Presidente da Cooperafes - Cooperativa de agricultura familiar e economia solidária.
“Perdemos uma grande guardiã dos saberes ancestrais. “
Nisia Silva - Terapeuta - MG
“Meus sentimentos aos familiares e amigos da Irmã Maria do Perpétuo Socorro. É uma grande perda para Igreja e também para a FENATE, esta é minha opinião. Vocês do Nordeste que conviveram mais com Ela sabem melhor avaliar.”
Terapeuta Luiz Aurélio Nogueira PB
“Deus a Tenha (e temos certeza de que Deus a Tem) pois Socorro,a Irmã Socorro,teve uma linda vida de missão e de bondade,estendendo as mãos e distribuindo sabedoria ao longo de sua vida!Eu durante alguns anos ia à cidade dela para realizar meu trabalho de voluntariado e pude ver a extensão de sua linda missão !Nossos sentimentos e nossa querida Socorro estará nos Braços Espirituais do Amor de Deus!”
Ir. Maria José - Terapeuta - para o grupo de Terapeutas filiados
“Boa tarde colegas, muita Paz para todos nós.
A amizade é Dom de Deus!
Esses dias conheci um pouco mais da sensibilidade e amor da nossa querida Presidente. O que agradeço a Deus pelo tamanho do coração desta mulher. Acompanhei diariamente o encontro de Adeilde com Ir. Socorro, que linda amizade e sintonia entre estas duas almas. Acredito que Ir. Socorro só estava esperando esse encontro. A disponibilidade de Adeilde não foi somente ir e ver a amiga, enquanto viva, mas dar-lhe assistência até os últimos momentos, rezar com ela, prestar seu serviço, até no aseio, desde o primeiro dia que chegou lá no hospital. E finalmente entregá-la ao Pai amoroso que a acolheu no seu regaço amoroso.
Isso é testemunho verdadeiro, não só de uma amizade, mas também de entrega, amor e cuidado da vida. Gratidão Adeilde por você ser esta mulher tão humana e tão divina. A palavra humana vem de húmus, elemento pelo qual fomos criados e significa humilde, capaz de entregar-se e deixar-se moldar pelas mãos do Criador. Essas suas atitudes são exemplos de quem se deixa moldar até se tornar divina, até chegar a uma frequência elevada e transformada pelo amor. É pelas obras que o Pai nos conhecerá. Minha eterna gratidão a você querida Adeilde!”
Terapeuta Luiz Aurélio - PB
“Nossos profundos sentimentos aos familiares e demais amigos e a toda a cidade de PIrpirituba que também ama a Irmã Socorro e que tão bem me recebeu em minhas viagens de trabalho de voluntariado lá no Convento! Estará descansando em paz nos Braços Espirituais do Amor de Deus!Aos que ficaram Deus há de Enviar o Bálsamo do Consolo que só ELE Possui e pode Enviar nestes momentos de partida para a grande Pátria Espiritual de Luz e Amor de Deus!”
Idelausi Barros - PE
“Irmã Socorro fez sua Páscoa, mais uma estrela a brilhar no Céu. Ela continua aqui nos corações de quem a conheceu. Adeilde obrigada por representar a todos nós da FENATE, nesse momento.”
Ivan da Rocha Terapeuta - PA
“Meus sentimentos sinceros aos familiares e amigos!
Que Deus conforte o coração de todos nesse momento difícil “
Iramilton PB
“Nossas condolências, a toda família enlutada, vendo a data de nascimento dela, era dois dias apenas mais velha que meu pai, que nasceu no dia, 22, 03, 1938”
Rodrigo Nunes - Terapeuta - PE
“Meus sentimentos!
Que Deus O TODO-PODEROSO possa se lembrar de sua alma e recebe-la em seu Reino para estar juntamente com Abraão, Isaac e Jacó e todas as almas justas que já passaram deste mundo e ascenderam para sempre!”