☰ MENU
|
logo entre chaves logo logo entre parêntesis

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TERAPEUTAS

Uma nova consciência do "SER" terapeuta

Diretoria da Fenate Reúne com Setor Juridico em Brasilia para Atualizações e Planejamentos

31.08.21

O presidente da FENATE Hamilton Piassi, juntamente com o Tesoureiro Robson de Moraes reunem com a advogada da FENATE Dra Lindinalva de Souza em Brasilia, para se atualizarem a respeito de toda a situação jurídica do órgão de classe dos Terapeutas.

Reunião diretoria e Lindinalva
Esq: Hamilton Piassi (presidente da FENATE), Robson de Moraes (Tesoureiro) e Dra Lindinalva de Souza (adv. da FENATE)

A Dra Lindinalva fez um levantamento geral das ações jurídicas da FENATE ao longo de toda a sua história (Dra Lindinalva acompanha a FENATE desde a sua fundação) informando que houveram momentos turbulentos ao longo da história, "coisas normais no mundo sindical quando uma entidade sindical desenvolve um trabalho de lutas, galgando avanços em prol da categoria. Foram diversas ações contra a FENATE a partir de grupos que queriam desconstitui-la e ainda pedindo para passar o patrimônio da FENATE para si. A maioria das ações partiram do Sindicato dos Terapeutas do Rio Grande do Sul, mas ganhamos todas as ações, tendo em vista o trabalho digno e responsável das gestões de Adeilde Marques e da Irmã Socorro", informou Dra Lindinalva.

Informou ainda que a última gestão de 2018 a 2021, assumida pela Presidente Adeilde Marques, foi bastante trabalhosa, uma vez que esta precisou fazer um levantamento geral para reorganizar toda a estrutura da entidade, especialmente no quesito "inadimplência"

Continuou explicando que desde novembro de 2020, após receber a incumbência de contactar os terapeutas inadimplentes, teve bastante trabalho, principalmente com as orientações a respeito das responsabilidades dos trabalhadores em terapias, mostrando que deveriam seguir o Estatuto que é a Lei que rege os filiados, e que deve ser cumprida.

E continua: "muitos me questionaram o porquê da FENATE estar tomando esta atitude agora, o que expliquei que em virtude do atropelo e tumulto das gestões anteriores que não cumpriram com suas obrigações fiscais deixando um vácuo, foi necessário um levantamento geral, tarefa cuidadosa e muito bem cumprida pela ex-presidente Adeilde, que entendeu que precisaria ser explicado e ajustado para evitar dificuldades para as gestões posteriores." E concluiu dizendo que "o que eu senti foi um pouco de ignorância e desconhecimento por parte dos terapeutas, que ainda não haviam tomado consciência da responsabilidade para com o órgão de classe que os ampara, em cumprir com suas obrigações, no que concerne à observância das suas contribuições anuais, pagando suas taxas em dia, única forma de sobrevivência do órgão de classe para continuidade aos trabalhos em prol da sua categoria", concluiu Dra Lindinalva

O Presidente Hamilton, juntamente com o Tesoureiro Robson de Moraes e a Presidente do Conselho Fiscal Adeilde Marques darão continuidade a esta história, cientes de que a categoria vem amadurecendo. Hamilton disse que sabe do trabalho que o espera, mas confia que com paciência conseguirá conscientizar aos colegas da importância de estarem amparados por este órgão de classe, e que a FENATE, com o apoio de todos, chegará ao tão sonhado desejo de ver a categoria regulamentada. "Com o apoio de todos, vamos buscar fortalecer a caminhada reativando nossos projetos de Lei na Câmara e Senado, para chegarmos à regulamentação da Categoria de Terapeutas", Hamilton conclui dando um recado para os terapeutas do Brasil "convoco aos colegas terapeutas do Brasil para somarem-se a esta luta pelo reconhecimento da nossa categoria, lembrando que a FENATE está há 17 anos construindo esta história, trazendo credibilidade fortalecendo a imagem e respeitabilidade para a categoria que há bem pouco tempo era desmoralizada. Que os terapeutas conheçam a história no site www.fenate.org.br. Lembra ainda que existem muitas entidades que se colocam à disposição de atender os terapeutas, mas nenhum buscou o viés trabalhista, enquanto a FENATE está dentro do Ministério do Trabalho desde 2008, fundou 16 sindicatos que atualmente estão inoperantes, portanto, o Órgão de Classe que realmente defende, conduz, policia e organiza a categoria dos terapeutas no Brasil é a FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TERAPEUTAS. Alerta ainda para aqueles que buscam cursos na área das terapias, pois a maioria tem cunho comercial, pouco se importando com a preparação do profissional para o mercado de trabalho, onde o produto final é o "paciente". A FENATE só reconhece os cursos que passam por avaliação e crivo relativos à qualidades dos cursos, orientando as escola, faculdades, entidades que ministram cursos quando necessário no tocante á qualificação e conteudo.

Hamilton alerta: "PROCUREM CURSOS RECONHECIDOS PELA FENATE, POIS NÃO RECEBEMOS CERTIFICADOS DAQUELES QUE NÃO PASSAM POR NOSSOS CRIVOS".