☰ MENU
|
logo entre chaves logo logo entre parêntesis

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TERAPEUTAS

Uma nova consciência do "SER" terapeuta

II Fórum Sergipano de Consciência Animal - 04 de Outubro de 2006

14.10.2006

Realização: Sindicato dos Terapeutas do Estado de Sergipe - SINTE-SE e Associação dos Terapeutas de Sergipe - ATERSE, em parceria com a Faculdade Pio Décimo - (79) 9972-0152

Este evento não é um evento para o veterinário, mas para toda a sociedade. Seu objetivo é congregar os mais diversos segmentos da área da saúde humana e animal para refletir anualmente, novas propostas em busca do equilíbrio ecológico e social, buscando num nível geral e global uma melhor qualidade de vida para todos os reinos da natureza.

É uma realização do sindicato dos terapeutas do estado de Sergipe e da associação dos terapeutas de Sergipe e reconhecido pela Federação Nacional dos Terapeutas.

O II FÓRUM DE CONSCIÊNCIA ANIMAL, realizado no Auditório da Faculdade Pio Décimo, na cidade de Aracaju, teve seus objetivos alcançados e se torna TRADIÇÃO no Estado de Sergipe. Uma iniciativa da Associação dos Terapeutas de Sergipe e do Sindicato dos Terapeutas do Estado de Sergipe, agora firma parceria com alguns órgãos para dar continuidade e tornar um evento que anualmente traga reflexões através de palestras ilustrativas e informações que venham a beneficiar e ampliar conhecimentos tanto para a comunidade veterinária quanto para toda a sociedade.

Ao se idealizar este evento, a intenção foi justamente levar à sociedade informações que viessem a beneficiar a sua atuação junto aos nossos irmãos menores, os animais, especialmente os animais de estimação, que há bem pouco tempo ainda dormiam em casinhas do lado de fora da casa, mas hoje dormem na cama de muitos dos seus donos, significando que sua evolução no reino animal já os torna tão próximos dos humanos que suas ações observadas são reflexos de nossas próprias ações.

Esta proximidade com o humano trás benefícios tão expressivos que já se utiliza sua presença em hospitais para ajudar na cura dos doentes; em asilos para ajudar aos idosos, fazendo com que, ao se aproximarem dos animais e lhe dediquem sua atenção, esqueçam o cansaço do seu corpo e troquem energia de amor, aliviando a solidão própria da idade; para tratamento de crianças altistas os resultados são surpreendentes, enfim, esta troca da ENERGIA DO AMOR trás benefícios mútuos. É só entendermos que SOMOS RESPONSÁVEIS PELA EVOLUÇÃO DOS NOSSOS IRMÃOS MENORES que passaremos a olhá-los da forma que realmente é necessário neste momento cósmico. (Adeilde Marques)

Como Aconteceu

Edjane

A jornalista e artista plástica Edjane Leite foi a responsável pelo Cerimonial do evento. Com sua alegria e espontaneidade peculiares, fez a abertura lendo uma pequena mensagem: " Hoje, dia 04 de outubro de 2006, dia em que se homenageia SÃO FRANCISCO DE ASSIS, padroeiro doa animais, mais uma vez nos reunimos para congregar, unir classes, num evento de interesse de TODA a sociedade, para refletirmos juntos alternativas e soluções, para um aprendizado constante do nosso papel perante a nossa MÃE TERRA, a Natureza, os animais, enfim, ampliarmos a CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA. É hora de refletirmos sobres estas questões para que possamos, através da UNIÃO DA FORÇA DE PENSAMENTOS de cada um de nós, emanarmos ao planeta terra pensamentos de paz, harmonia e equilíbrio, para o nosso próprio bem!

Podemos salvar a humanidade com a força de pensamento, juntamente com o quinto elemento: o amor.

Sebastião

A abertura oficial do evento coube ao PATRONO do Fórum, professor Sebastião, Diretor Presidente da Faculdade Pio Décimo, única faculdade na área de Veterinária no Estado de Sergipe, que salientou que "eventos desta qualidade teriam as portas daquela Faculdade sempre abertas, dada a sua importância."

A mesa do evento, na sua abertura foi composta pelo Professor Sebastião, à sua esquerda Adeilde Marques organizadora do evento, presidenta do Sindicato dos Terapeutas do Estado de Sergipe(SINTE-SE), Dr Anselmo Domingos Ferreira Santos, coordenador do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Pio Décimo; Frei Franciscano Capuchinho José Luís; Professora Emiralva da Cruz, Vice-Diretora da Faculdade Pio Décimo; Dr Eduardo Caldas, diretor do Hospital Veterinário. Á direita o Dr Hunaldo Oliveira Silva, médico veterinário, doutor em Nutrição Animal e professor da Escola Agrotécnica de São Cristóvão; e Dr Aurélio Belém, responsável pelo programa de combate à Raiva no Estado de Sergipe.

Frei José Luiz

Em seguida á abertura, o Frei Franciscano Capuchinho José Luiz procedeu a bênção do evento, quando todos passaram a cantar a oração de São Francisco de Assis, após suas explicações sobre a vida do Santo padroeiro dos animais. Após as orações, o Frei José Luiz espargiu agua benta passando por todos os presentes naquele auditório, simbolizando a bênção e participação da Igreja, neste projeto que congrega todas as classes numa visão de busca de conhecimentos e harmonia Universal.

público
público
incêndio

Um público heterogênio e interessado não se abalou quando aconteceu um pequeno incidente: um ventilador anunciou a possibildade de queimar, fazendo acionar a equipe de socorro da faculdade Pio Décimo, que prontamente controlou a situação. E assim seguiram se as palestras

Dr Aurélio

A primeira palestra ficou a encargo do Dr Aurélio Belém F. Neto, com o tema: "Combate à Raiva no Estado de Sergipe". Dr Aurélio é médico veterinário e responsável da DEAGRO e responsável pelo Programa de Raiva dos Erbívoros no Estado de Sergipe.

Sharlene

O Tema: "Leis de Proteção ao Animais - o que a sociedade precisa saber" ficou a encargo da médica veterinária, Dra Sharlenne Monteiro. Pouco se conhece a respeito das Leis que protegem os animais no que concerne à sociedade civil. Mas atualmenta a globalização vem trazendo à tona este esclarecimento, fazendo com que, não só aqueles que lidam com seus animais de estimação, assim como quem lida direta ou indiretamente, venham a aplicar para si e a cobrar também do poder público uma melhor aplicação dessas leis frente àqueles que não dão o devido valor, mas que precisam despertar em si para uma maior consciência ecológica.

Margareth

Dra Margareth Pinheiro, sanitarista, trazendo novidades da sua participação nos últimos congressos da área, levantou o tema: "Manejo de População Animal em Centros Urbanos". Sua palestra também foi bastante elucidativa e esclarecedora, abrilhantando a noite do Dia Internacional dos Animais.

Gina

Dra Gina F. B. Blinoffi, Diretora do Centro de Controle de Zoonoses de Aracaju, levou a informação do funcionamento daquela Instituição com o tema "Centro de Controle da Zoonozes em Aracaju". Esclareceu ao público sobre as denúncias informadas pela imprensa, justificando a razão de determinadas ações daquele órgão. Fez uma panorâmica das atividades da Zoonose em todo o Estado, deixando claro o papel daquele Centro e as intenções de sua gestão à frente CCZA

Hunaldo

Dr Hunaldo Oliveira Silva, médico veterinário, doutor em Nutrição Animal e professor da Escola Agrotécnica de São Cristóvão, com o tema "Bem Estar Animal nos Animais de Produção"

"Juntamente com as questões ambientais o bem-estar animal vem sendo considerado um dos maiores desafios da produção animal. Pressões que vem de "fora para dentro" ou seja da sociedade para os meios de produção tem evidenciado que a questão do bem-estar animal vem se tornando uma preocupação crescente, onde a sociedade tem demandado um numero cada vez maior de regulamentações que melhorem a qualidade de vida dos animais. Com isso, o bem-estar animal vem recebendo crescente atenção dos meios técnico, cientifico e acadêmico e o assunto deixou de ser foco de preocupação de alguns grupos para ser uma questão debatida nos diversos âmbitos da sociedade. É fato que o perfil do consumidor tem se modificado ao longo dos anos e preocupações com a qualidade do produto, segurança do alimento e ao bem-estar animal permitem questionar o tratamento destinado aos animais especialmente nos sistemas de produção intensivos. A ausência de bem-estar pode levar à produção de carnes de qualidade inferior, resultando em perdas de produção e de vendas. Considerando que o Brasil tem enorme potencial para produção de proteína animal, sendo um dos maiores exportadores mundiais de carne, é importante sua participação neste debate internacional.

Anselmo

Dr Anselmo Domingos Ferreira Santos, doutor em reprodução animal, coordenador do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Pio Décimo, com o tema: A Pesquisa Ética e o Bem Estar Animal".

Roberto

A composição da mesa de encerramento do evento ficou a encargo do Dr Roberto Alves, Diretor da Deagro, Dr Anselmo Santos, Dr Eduardo Caldas e Adeilde Marques.

O Dr Roberto Alves salientou o pouco tempo para informações tão importantes. Mas o Dr Eduardo, ratificou a parceria entre Faculdade Pio Décimo e Sindicato dos Terapeutas, informando que no p´roximo ano o evento acontecerá durante uma semana, tornando mais amplo e propiciando a exploração de temas mais abrangentes para a importância do evento. A presidenta do SINTE-SE, Adeilde Marques, feliz com a realização, esclareceu que no próximo dia 04 de outubro de 2007 o sindicato já firmou parceria também com os frades capuchinhos, que terão uma participação mais efetiva levando à sociedade a importância deste dia para a Igreja. O grupo teatral da Igreja dos Capuchinhos vai organizar uma peça teatral específica para o evento. Além desta parceria, Adeilde colocou que cada palestra será intercalada com uma atividades artísticas, atividades de terapias em animais, dentre outras novidades que marcarão o evento.

ração

Como aconteceu ano passado, no I Fórum de Consciência Animal que teve como palco a Associação Sergipana de Imprensa, este ano as doações foram repassadas para a Associação Defensora dos Animais São Franscisco de Assis - ADASFA, que tem à sua frente a Sra Maria Isabel de Moura.

A Sra Isabel solicita àqueles que quiserem ser padrinhos de um dos animais do abrigo, que entrem em contato para externar este apoio. Assim, que gostar de um cão zinho ou gato, adota-o comompadrinho, sem necessariamente ter que levá-lo para casa. Mas ajuda aquela instituição a manter os cuidados com alimentação, remédios dentre outras necessidades próprias de um abrigo de animais. Os cuidados, dedicação e amor ficam a encargo de dona Isabel e sua equipe de voluntários.

Contatos com D. Isabel (79) 3255-1115 e 9988-2260

Na oportunidade foram distribuídos folhetos informativos sobre a vida de São Francisco de Assis, e sobre cuidados que se devem dispensar aos animais. Os folhetos estão disponíveis na sede do Sindicato dos Terapeutas (79) 9972-0152 - Ou solicite por email.

Agradecimentos

Para que este evento acontecesse, contamos com o efetivo apoio dessas empresas:

Apoio

FACULDADE PIO DÉCIMO
CONS. REG. DE MEDICINA VETERINÁRIA
DEAGRO
CLINICÃO
AGROVEL
PURINA
J. ANDRADE
XAXA'S PET VET
CLÍNICA SÃO LÁZARO
SERPAF

Agradecemos pois, sem este apoio não seria possível esta maravilhosa realização.

Propostas para o Ano de 2007

Premiação das monografias com melhor trabalho na área das terapias em animal (qualquer setor da área da saúde)

Premiação "Melhor História de Amor ao Animal" (válido para todo o território nacional)

Premiação SELO DE QUALIDADE a clínicas, Pet Shop (pesquisa social), ONGS ou outros

A organização do evento comunica aos participantes que os certificados estão à disposição na sede do SINTE-SE

Rua Urquiza Leal, 1080, sala 117 - Alvorada Centro Empresarial - Bairro Grageru - Aracaju/SE

(79) 9972-0152