III ENCONTRO DE TERAPEUTAS EM SERGIPE É REALIZADO COM SUCESSO

12/10/08 -

III ENCONTRO DE TERAPEUTAS DE SERGIPE - 11 E 12.09.2008

O III ENCONTRO DE TERAPEUTAS DE SERGIPE realizado na Escola do Legislativo superou as expectativas da organização do evento. Inicialmente pela composição
da primeira mesa que atendeu todas as necessidades de esclarecimentos para a classe de temas importantes tais como regulamentação, cursos de extensão dentre outros.

Durante dois dias os terapeutas sergipanos, baianos e alagoanos puderam ter um amplo esclarecimento através de ricas palestras.
A abertura ficou a encargo da Câmara Municipal de Aracaju, na pessoa do Vereador Valdir Santos, que representou o Presidente da Câmara Vereador Sérgio Góis.


A Prefeitura Municipal de Aracaju foi representada pelo Dr Marcos Ramos, Secretáro Municipal de Saúde.

ABERTURA OFICIAL


Acompanhados por integrantes da Banda do Corpo de Bombeiros o auditório da Escola do Legislatico ecoou com a entonação do público presente cantando o Hino Nacional.

Participação do Corpo de Bombeiros foi o brilho do primeiro momento do Encontro. Assim aconteceu a abertura do III Encontro de Terapeutas em Sergipe

Todas as palestras da primeira mesa foram confirmadas e de grande valia para momento tão importante e de grandes avanços para o movimento no Brasil. A importância da presença da Secretaria de Saúde do Estado, Secretaria de Saúde do Município, da Universidade Federal de Sergipe, do Conselho Estadual de Educação e Delegacia Regional do Trabalho, atendendo ao convite do SINTE-SE, foi o que marcou o evento em virtude das discussões, decisões explanações de todos que compuseram esta mesa, para a caminhada futura da categoria em Sergipe e no Brasil.


A palestra de abertura ficou a encargo da Terapeuta Adeilde Marques, presidenta da Federação NAcional dos Terapeutas, que levou a situação atual do movimento das terapias no Brasil.


A segunda fala coube ao Vereador Valdir Santos, que falou da importância do projeto de Lei para reconhecimento da Terapia no Estado, sendo ele o autor do projeto de Lei que tramita na câmara Municipal de Aracaju.

O vereador Valdir Santos foi o primeiro a receber a placa conferida a todos os palestrante e homenageados, devido necessitar se ausentar por conta da campanha eleitoral.

Portaria 971 e a inclusão das Terapias no SUS, hospitais, Postos de Saúde - proferida pela
substituindo Dr Rogério Carvalho. Secretário Estadual de Saúde



A Secretaria Municipal de Saúde representada pela assessora do sec Marcos Ramos, uma vez que este representou o prefeito





O
Dr. Prof. Rui Belém de Araújo - Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Federal de Sergipe teve uma efetiva participação com seu tema: Cursos de Extensão; qual a legalidade?


O tema mais polêmico que fez o auditório participar foi o dos cursos de extensão. Segundo o Reitor de Extensão Ruy Belém, são curso que têm a funão de somente informar e não formar profissionais de categoria.
O tema da DRT, proferido por Dr Fernando José Guedes Fontes - Superintendente da Delegacia Regional do Trabalho e Emprego em Sergipe, intitulado "Os critérios de atuação necessários para atender legalmente o mercado de trabalho" esclareceu de forma transparente e abrangente, questão negligenciadas por pessoas desinformadas.
A polêmica dos cursos de extensão também foram salientadas pelo Superintendente da DRT, Dr Fernando Guedes, reforçando a necessidade de legalidade. A presidenta da FENATE esclareceu haver entrado em contato com a Pró-Reitoria de Etensão tentando fazer parceria para legalizar estes casos, já que saem sem amparo legal para atuar como terapeuta.

LANÇAMENTO DA MÚSICA DO TERAPEUTA

Um dos momentos mais gostosos e de descontração foi o da apresentação do grupo Luzeiros da Paz, que lançaram a música do Terapeuta,
da autoria do músico e artista plástico Alex Ojuara. A música foi exibida no telão e acompanhada pelos participantes.
Intercalando entre uma palestra e uma
apresentação musical, a noite da sexta feira foi leve e agradável.





AMOSTRAS


EXPOSITORES DA PRIMEIRA MOSTRA DE TERAPIAS
BOTICA NATUREZA
NATUREZA Y HARMONIA PROD. NATURAIS
FARMÁCIA BRUMAR
FLORAIS DE SAINT GERMAIN
FENATE
SMILE
EMPÓRIO NATURISTA
JUPIRA ESCRITORA



APOIARAM O VENTO:
FUNDAÇÃO AUGUSTO FRANCO /
INFONET
ASI
PORTAL DA BIO-SAÚDE /
EMPÓRIO NATURISTA /
PROJEL
COOPERAFS /
SMILE SAÚDE /
FLORAIS DE SAINT GERMAIN PROJEL




FENATE - Endereço Provisório em Brasília - SCS Qd. 02 - Ed. Anhanguera - 7.º andar - Sala 701 - CEP 71315-900 - Brasília-DF - Contatos com a Presidenta: (79) 9972-0152

 



FENATE - Endereço Provisório em Brasília - SCS Qd. 02 - Ed. Anhanguera - 7.º andar - Sala 701 - CEP 71315-900 - Brasília-DF