TERCEIRO FÓRUM SERGIPANO DE CONSCIÊNCIA ANIMAL
É REALIZADO COM SUCESSO EM ARACAJU

05/10/2007

No terceiro ano consecutivo, aconteceu o "Terceiro Fórum Sergipano de consciência Animal", realizado pelo SINTE-SE, objetivando congregar os mais diversos segmentos da área da saúde humana e animal, a sociedade em geral para uma reflexão, com vistas a criar alternativas que promovam o resgate do equilíbrio ecológico e social, em nível global e geral, para uma melhor qualidade de vida para todos os reinos da natureza. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Pio Décimo, e, diante da proposta inicial do evento, lançou o prêmio “Troféu Arquimedes Marques” que foi idealizado para homenagear duas categorias inicialmente: os melhores trabalhos científicos na área da terapia animal e a melhor história de amor aos animais.
O evento aconteceu no AUDITÓRIO DA FACULDADE PIO DÉCIMO


À mesa, (esq) representante do CRMV Dr Hunaldo, Vereador Pastor Jones, Dr Anselmo (coordenador do curso de Medicina Veterinária), Adeilde (SINTE-SE), Dra Aparecida (DEAGRO), Dra Urbana (EMBRAPA) e Dra Neuza (Faculdade Rural de Pernambuco).
Com o apoio da Faculdade Pio Décimo, na pessoa do doutor Professor José sebastião dos Santos, que sensível à proposta do SINTE-SE junta-se a esta causa para promover uma maior abertura de consciência da sociedade sergipana, o auditório daquela entidade se ilumina diante das palestras de alto nível que ali acontecem.
Após a aberrtura do evento , foi lançado o prêmio “Troféu Arquimedes Marques” idealizado para homenagear as categorias “melhores trabalhos científicos na área da terapia animal” e “melhor história de amor aos animais”, O troféu foi idealizado para homenagear o Veterinário Arquimedes Marques dos Santos, falecido em 1985,
p or deixar sua marca na História da Veterinária no Estado de Sergipe.

O HOMENAGEADO - ARQUIMEDES MARQUES DOS SANTOS foi Técnico Rural da Divisão de Defesa Sanitária Animal; Enfermeiro Veterinário da 6ª Região Militar do 4º Exército da Bahia (1944); Trabalhou em campanhas de combate à raiva de herbívoros. Foi jogador do time Barcelona e um dos fundadores da Ordem Rosacruz – AMORC em Sergipe. Formou-se em Técnico em Inseminação Artificial de Fêmeas Bovinas pelo Departamento de Produção Animal da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, tornando-se o PRIMEIRO INSEMINADOR ARTIFICIAL EM SERGIPE


O primeiro troféu foi dedicado à família, sendo recebido pela neta do homenageado, a advogada Gisele Repolho. Quem entregou o prêmio foi o coordenador co Curso de Medicina Veterinária, que substituiu o Dr Sebastião.

,

O prêmio "Monografia Acadêmica", que objetiva incentivar acadêmicos e professores a desenvolverem experimentos na área da terapia animal, foi recebido pela Dra Professora Neuza Marques, da faculdade Rural de Pernambuco, com a orientação do experimento acadêmico " UTILIZAÇÃO DOS FLORAIS DE SAINT GERMAIN NA CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS EXPERIMETAIS
".

A Dra Neuza recebeu o troféu "Arquimedes Marques" das mãos do Dr Hunaldo Oliveira, representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária.



 
O experimento ocorreu no Biotério da Faculdade Pio Décimo, quando a entao professora Dra Neuza, atendendo o desejo da aluna Flávia Ávila, e com o acompnhamento da Terapeuta Adeilde Marques, que oreintando o uso dos florais tiveram a oportunidade de realizar este trabalho inédito em Sergipe.
O trabalho científico deverá ser publicado em revistas científicas da área. 
A PREMIAÇÃO
"MELHOR HISTÓRIA DE AMOR AOS ANIMAIS", que objetiva de incentivar e/ou despertar ações de Amor e Solidariedade perante os nossos irmãos menores, coube à sra ISABEL MARIA, Funcionária Pública aposentada, que passou a dedicar-se a animais juntamente com outras pessoas, mas devido ao movimento crescente decidiu vender a sua casa para assim realizar o sonho de oferecer um abrigo para seus bichinhos, num local mais amplo onde pudesse dar um maior conforto aos mesmos. O prêmio "Troféu Arquimedes Marques foi entregue por Adeilde Marques.

Atualmente, com muita dificuldade devido ao número crescente de animais acolhidos, necessita da compreensão da sociedade no sentido de favorecer a continuidade desta ação de Amor, adquirindo carnet ou depositando sua contribuição na conta bancária:

Conta 135-8
Agência 654
Caixa Econômica Federal
Contatos: 3243-7517
NOSSOS IRMÃOS MENORES AGRADECEM

AS PALESTRAS

A primeira palestra coube ao dr Hunaldo Oliveira silva, Doutor em nutrição animal e professor da Escola agrotécnica de sergipe, com o tema 'Bem-Estra Animal e Posse Responsável".

Em seguida a Dra Maria Aparecida Andrade, agrônoma da DEAGRO, ofereceu ao público o tema "Exigências da Legislação para o uso do Agrotóxico".


Coube à Dra Maria Urbana falar sobre "Alternativas Ecológicas para Produção de Alimentos sem Agrotóxicos"












A terapeuta e Jornalista Adeilde Marques explorou sobre o tema "Os animais e o Plano espiritual", mostrando que todos os reinos provêm da mesma energia Espírito.
A Dra Neuza Marques, Doutoranda no Projeto Ortopedia e Neurocirurgia pela UFRPE, falou sobre "As terapias como opção de tratamento veterinário"

Após as palestras, foi a vez do cantor Kleber Melo fechar o evento com suas belas canções.

Este ano houveram sorteios de brindes oferecidos pela "AMBIENTAL PRODUTOS NATURAIS", e discos do cantor Kleber Melo. O Biomédico Jandson Marques, sortudo, ganhou a cesta de produtos para higiene animal.

Quanto às doações, que anualmente oferecemos a ADASFA, este ano diminuiu. Mesmo assim os animais daquela entidade conseguiram alimentos, que foi pedido como ingresso para o evento.













O final do evento foi entoado o Hino de São Francisco de Assis, quando todos levantaram, abraçaram o auditório dand-se as mãos, e












conjuntamente cantaram a Oração de São francisco de Assis comandados peop som do violão do cantor Kleber Melo, apoiador ferveoroso dos eventos do SINTE-SE.


O DIA SEGUINTE
O evento teve continuidade no dia 5, quando a Dra Cyntia Carpigiani (S Paulo) e Dra Neuza (Pernambuco), convidadas para participar no Fórum, encerraram o evento levando suas palestras aos alunos do 6º ao 9º período do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Pio Décimo, incentivando a produção científica. A Dra Cyntia Carpigiani, médica veterinária, Professora Universitária, Terapeuta Floral e Acupunturista, Doutoranda em Reprodução Humana, levou a sua palestra, que seria apresentada no evento do dia anterior, mas por atraso dos vôos não chegou a tempo de realizá-las, deixou os alunos do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Pio Décimo extremamente interessados no seu tema "Florais e Acupuntura como opções de tratamento". A Dra Neuza também deu uma verdadeira aula diante das suas experiências com outras terapias para animais. Explanou sobre o experimento inédito realizado no seio daquela instituição e incentivou a produção de cada vez mais trabalhos científicos para a área.













A Dra Cyntia Carpigiani encntou aos alunos com suas experiências no zoológico de São Paulo e como os animais reagem às terapias.











A dra Neuza Marques incentivou a produção científica e deu uma verdadeira aula.

 

 

 

 

 

Os alunos conheceram novas formas de lidar com a vida animal, o que certamente ervira para seu futuro profissional.

Este evento só foi possível devido à sensibilidade das entidades abaixo relacionadas, às quais agradecemos de coração. Sem este apoio o evento não teria o mesmo brilho.

FACULDADE PIO DÉCIMO
SEBRAE
PROJEL
CLÍNICA SÃO LÁZARO AGROVEL
GARRAS E PATAS
EMPÓRIO NATURISTA
AMBIENTAL PRODUTOS NATURAIS
VETERINÁRIA CORAÇÃO AMIGO
A PASSARELA
TERAPEUTA DERNIVAL MOTA
TERAPEUTA FERNANDO AUGUSTO DE ALMEIDA
GUABI NATURAL
EDSON ARAUJO - fotógrafo

FENATE - Endereço Provisório em Brasília - SCS Qd. 02 - Ed. Anhanguera - 7.º andar - Sala 701 - CEP 71315-900 - Brasília-DF - Contatos com a Presidenta: (79) 9972-0152



FENATE - Endereço Provisório em Brasília - SCS Qd. 02 - Ed. Anhanguera - 7.º andar - Sala 701 - CEP 71315-900 - Brasília-DF