AUDIÊNCIA PÚBLICA REÚNE TERAPEUTAS NA CÃMARA FEDERAL

18 /08/2007
A Comissão de Legislação Participativa recebeu no último dia 16 de agosto, terapeutas de todo o Brasil para uma Audiência Pública que trata da REGULAMENTAÇÃO DOS TERAPEUTAS. O evento ocorreu no Plenário III do Anexo II com início às 09:30 hs e terminando por volta do meio dia e meia do dia 16 de agosto, tendo como objetivo inicial debater acerca do reconhecimento e regulamentação da profissão de Terapeuta Naturalista.
A relatoria coube ao Deputado Leonardo Monteiro (PT/MG) e os expositores foram: - Rogério Fagundes Filho - Professor, jornalista e terapeuta naturalista; · José Alberto Moreno - geógrafo homeopata, professor de homeopatia, terapeuta naturista, autor de diversos livros de homeopatia; · José Rodrigues de Oliveira (Zé Raizeiro) - Presidente da Associação dos Terapeutas Naturalistas do Brasil;
· Sandra Paixão - Presidente da Associação Brasileira de Homeopatia Popular; Adeilde Marques Presidente da Federação Nacional dos Terapeutas.

Dois projetos foram discutidos. O primeiro, apresentado pela Associação de Terapeutas Naturalistas Alternativos na Saúde e Cultural do Brasil, defende a regulamentação da profissão de TERAPEUTA NATURALISTA. O outro, da Federação Nacional dos Terapeutas, defende a criação da Profissão de TERAPEUTA, incluindo todas as terapias, seguindo o padrão das categorias já regulamentadas tais como a categoria de Medicina, Psicologia, Odontologia, com suas respectivas especialidades.

Na oportunidade, a Deputada Luiza Erundina, relatora do projeto da Federação Nacional dos Terapeutas, sugeriu a formalização de um Seminário, segundo ela, para dar legitimidade e força. Sugeriu ainda a constituição de um grupo de trabalho, formado pelos expositores e assessoria dos deputados, com fins de ampliar a discussão. O deputado Luis Couto (PT/PB), sugeriu uma consulta pública sobre os dois projetos, com a participação popular.

Composição da mesa: da esquerda para a direita: Dr Juracyr Saint Germain, Adeilde Marques (FENATE), José Rodrigues de Oliveira (ATENAB), Dep Leonardo Monteiro, Sandra Paixão - Presidente da Associação Brasileira de Homeopatia Popular, Rogério Fagundes Filho e José Alberto Moreno.

Terapeutas dos mais diversos estados do Brasil atentos ao movimento pró-regulamentação.

A Deputada Luiza Erundina (à direita), num momento de descontração e bate papo com a Dra Leânia e Adeilde Marques. Ela que está cuidando do Projeto da FENATE, em defesa da Regulamentação da Categoria de Terapeuta.

A proposta da Deputada Luiza Erundina em realizar um Seminário Nacional em outubro, foi acatada por todos.

O Vice-presidente do Sindicato dos Terapeutas do Estado da Bahia enfatizou a necessidade de união da categoria neste momento histórico, ratificando a visão da FENATE em formar uma única categoria: TERAPEUTA.

Recebidos pelo Dep. Luis Couto, a Presidenta do Sindicato dos Terapeutas do Est. de Sta Catarina - Márcia Pimenta (esq), A pres. da FENATE - Adeilde Marques e o vice-presidente do Sind. dos Terapeutas da Bahia, Francisco assis de Jesus.

A sessão foi encerrada com o propósito do Seminário que dará continuidade à discussão da regulamentação.
Todo o desenrolar da audiência Pública pode ser acompanhado pelo site: http://imagem.camara.gov.br/internet/audio/Resultado.asp?txtCodigo=00010458

Oportunidade de contatar novos deputados, desta vez,
com a deputada Eloisa Helena (centro), ao lado da advogada da Fenate - Dra Lindinalva Souza (direita) e a pres. da Fenate - Adeilde Marques (esquerda )

O deputado ACM Neto tomou conhecimento da luta da FENATE, ladeado pela pres. do SINTE-SC - Marcia Pimenta, Francisco Assis de Jesus - SINTE-BA e Adeilde Marques - pres. da Fenate.

 

FENATE - Endereço Provisório em Brasília - SCS Qd. 02 - Ed. Anhanguera - 7.º andar - Sala 701 - CEP 71315-900 - Brasília-DF - Contatos com a Presidenta: (79) 9972-0152



FENATE - Endereço Provisório em Brasília - SCS Qd. 02 - Ed. Anhanguera - 7.º andar - Sala 701 - CEP 71315-900 - Brasília-DF