DISCURSO DA PRESIDENTA DA FENATE NA CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA
NO PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DO SINDICATO DOS TERAPEUTAS DO ESTADO DA PARAIBA



28/05/20
07

 

 

 

 


Vereadora Paula Frassinete recebendo Sugestão de PL - maio 2007


No advento do Aniversário do SINTE-PB, proferiu discurso (abaixo) e deixou sugestão de Projeto de Lei nas mãos da Vereadora Paula Frassinete e do assessor do deputado Rodrigo

"POVO DA PARAIBA! TRABALHADORES DO BRASIL!

Estar presente nesta solenidade a convite da eminente parlamentar Paula Frassinete, e ao loado desta querida companheira de luta Irmã Socorro, presidenta do Sindicato dos Terapeutas do Estado da Paraiba, é motivo de muita alegria. Estar mais uma vez nesta casa para falarmos das angústias, inquietações, expectativas e anseios desta nova/velha categoria de TERAPEUTAS, na luta pelo seu reconhecimento e valorização perante a sociedade do Brasil, numa luta quase que desigual com as categorias reconhecidas, cabe-me o papel de, em Brasília, levantar a bandeira enquanto presidenta da Federação Nacional dos Terapeutas, em defesa desta digna categoria que hora ressurge com força, buscando o seu verdadeiro espaço no cenário da SAÚDE no Brasil.
Nesta época que atravessamos, de tão marcada competitividade, quando a Lei de Mercado prevalece e a ausência de Regulamentação torna livre o nosso exercício profissional,funcionando ainda e apenas a Lei Penal, a corrida desenfreada por este mercado bastante atraente e vulnerável à entrada de oportunistas, coloca em risco a SAÚDE e até a vida do ser humano, necessário se faz a criação de instrumentos para impedir que pessoas despreparadas atuem neste campo de mercado.
A título de outras áreas como medicina, enfermagem, odontologia que têm seus Conselhos para investigarem, fiscalizarem suas categorias e colocarem ORDEM de conduta ética para o funcionamento correto de suas ações, a categoria de TERRAPEUTA hora se fortalece para, através da Federação Nacional de Terapeutas buscar sensibilizar os parlamentares municipais, estaduais e federais para a urgência da REGULAMENTAÇÃO e criação do CONSELHO FEDERAL DE TERAPEUTAS.
A sessão de hoje representa, sem dúvida, um momento de reflexão de nossa luta de todos os dias, onde os sindicatos têm um papel fundamental, alicerçando, fortalecendo, conscientizando a classe, quando cada terapeuta do Brasil, cada um de vocês é uma estrela de primeira grandeza que merece brilhar no cenário da Saúde do Brasil, pelas suas qualidades morais sacudidas pelas dificuldades da pressão de outras classes, que por vezes desencoraja diante da realidade atual.
Temos que nos unir, somar forças para provar que somos terapeutas e merecemos respeito. Conscientizar a sociedade que procure um terapeuta sindicalizado pois este passou pelo crivo da aprovação de um pedido de afiliação, e nos levantarmos com toda a força, mostrando aos nossos parlamentares e toda a sociedade que EXISTIMOS, e que queremos o nosso espaço para desenvolver a atividade que, embora tão desejada, é da nossa competência. E gritarmos em alto e bom tom VIVA O TERAPEUTA DO BRASIL!"
Adeilde Marques - presidenta da Federação Nacional dos Terapeutas - Câmara Municipal de João Pessoa em 17 de maio de 2007.


 


 



FENATE - Endereço Provisório em Brasília - SCS Qd. 02 - Ed. Anhanguera - 7.º andar - Sala 701 - CEP 71315-900 - Brasília-DF