15/11/09 -

Dia 11 de novembro, na cidade de Petrópolis no Rio de Janeiro, aconteceu
na Câmara Municipal de Petrópolis, às 19 horas, a apresentação oficial do Corpo Diretivo do Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro

Na oportunidade, duas palestras agraciaram o evento, consideradas de extrema importância em virtude do momento atual em que as discussões sobre a SAÙDE em Terapias e a legalização profissional estão em voga.



Dr Carlos Lyrio, primeiro Presidente do SINT-RJ, ladeado pelas palestrantes Madel Luz e Adeilde Marques



Fala sobre a fundação do Sindicato, orientado pela FENATE, e da importância de sua fundação.


Madel Luz, Diretora do Instituto de Medicina Social - IMS da UERJ faz uma viagem sobre a história das medicinas com o tema "Histórias das Medicinas, Racionalidades Médicas eos Novos paradigmas em Saúde" - (Homeopatia, Ayurveda , MTC e Medicina Biológica) , discorrendo desde a Grécia Clássica século V A.C. até os nossos dias, tecendo alguns comentários sobre o atual ATO MÉDICO.

Adeilde Marques, presidenta da Federação Nacional dos Terapeutas, por sua vez, com o tema " "A Trajetória do Movimento dos Terapeutas no Brasil", onde levou os participantes a conhecer toda uma história de luta por um objetivo maior, no sentido de trazer o reconhecimento da catehoria de Terapeutas no Brasil, as conquistas alcançadas, e o projeto final do seu mandato em 2010 "Primeiro Congresso Mundial de Saúde em terapias".
Na oportunidade, mostrou os dois caminhos paralelos que a fENATE vem trilhando: um, frente ao Ministério do Trabalho, acompanhando o tramitar dos 11 sindicatos criados pela Fenate, onde 02 já conquistaram a Carta Sindical, e mais 3 processo de fundação até o momento atual. O segundo caminho, frente ao Congresso Nacional, a busca pela Lei que venha a reconhecer a categoria de TERAPEUTA, já com Projeto de Lei tramitando no Senado, o PLS 64 do Senador Almeida Lima, e a expectativa da criação do Conselho federal de Terapeutas pelo Presidente da República.

O auditório mesclado por Terapeutas, parlamentares e sociedade, ouviu atento às duas importantes palestras, participando ativamente através de importantes questionamentos às duas convidadas, que responderam esclarecendo às diversas perguntas do público.


Ao final do evento, a Diretoria do SINT-RJ é apresentada ao público presente

 

FENATE - Endereço Provisório em Brasília - SCS Qd. 02 - Ed. Anhanguera - 7.º andar - Sala 701 - CEP 71315-900 - Brasília-DF - Contatos com a Presidenta: (79) 9972-0152

 

FENATE - Endereço Provisório em Brasília - SCS Qd. 02 - Ed. Anhanguera - 7.º andar - Sala 701 - CEP 71315-900 - Brasília-DF