15/09/09 -

Lúcia Melo e Adeilde MArques
(foto: Sérgio- www.portalalpha.com.br)


No sábado, 01 de agosto, o Sindicato dos Terapeutas de Sergipe – SINTE-SE fez a primeira reunião com dois objetivos: de organizar os Terapeutas na luta pela regulamentação profissional, e capacitação dos profissionais através de troca de informações sobre os diversos processos terapêuticos. Participaram da mesa a presidente da Federação Nacional dos Terapeutas - FENATE, Adeilde Marques, e a terapeuta Lúcia Melo Hautzinger que conduziu a mesa redonda.

Na abertura do evento, Adeilde Marques, falou como anda o encaminhamento, entraves e avanços no processo de Regulamentação Profissional dos Terapeutas no Brasil. Alertou do perigo dos terapeutas ficarem impedidos de exercerem sua atividades se não se organizarem, deixando que diversas terapias sejam absorvidas pelos profissionais da Medicina (Acupuntura), Fisioterapia (Quiropraxia, Masssoterapia), Farmácia (Florais, Fitoterapia) e Psicólogia (Terapias de Vidas Passadas).

Lúcia Melo abordou o tema Curar ou Não Curar, no qual classificou os diversos tipos de cura em três campos: da Medicina Oficial, com a utilização dos remédios alopáticos e processos cirúrgicos; da Psicologia e das Terapias Integrais, nas suas diversas abordagens; e Níveis Internos, com a cura da alma através da transformação do indivíduo na sua essência.

Após a exposição da terapeuta, foi aberto para um debate com os participantes. Ficou acordado que as reuniões acontecerão sempre no primeiro sábado de cada mês, onde serão abordados e discutidos diversos temas de interesse profissional e da categoria do Terapeuta.

Em 05 de setembro ocorreu o segundo momento, onde as discussções versaram sobre a energia monetária.

Os próximos encontros terão como tema: direção do tratamento, normal e patológico, linguagem nas terapias integrativas, identidade do Terapeuta, “ Abordagem ou formação: uma análise sobre o percurso de atuação do Terapeuta”, “Identidade - o que caracteriza uma Terapia”, etc, considerados de extrema importância para o momento em que se busca a regulamentação da categoria profissional de Terapeutas, no sentido de definição de fato dos rumos das terapias no Brasil. A idéia é amadurecer através dos resultados das discussões abordadas, com fins a levar um trabalho para o Primeiro Congresso Nacional da FENATE em 2010 quando também estará acontecendo paralelamente o I Congresso Mundial de Saúde em Terapias .





 

 

 

FENATE - Endereço Provisório em Brasília - SCS Qd. 02 - Ed. Anhanguera - 7.º andar - Sala 701 - CEP 71315-900 - Brasília-DF - Contatos com a Presidenta: (79) 9972-0152

 

FENATE - Endereço Provisório em Brasília - SCS Qd. 02 - Ed. Anhanguera - 7.º andar - Sala 701 - CEP 71315-900 - Brasília-DF