AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
REÚNE SINDICALISTAS DO NORDESTE

26/11/08 - A Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, através de projeto 914BRA1078 da UNESCO, reúne centrais sindicais da região nordeste para para participarem do Seminário Regional: "O Trabalhador e a Saúde Suplementar - Ediçao Nordeste" realizado em Recife nos dias 11 e 12 de novembro, com a finalidade de celebrar a aproximação com as centrais visando a importância para a dinâmica do setor de saúde suplementar no Brasil.

A ANS é órgão que tem por finalidade institucional promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à Saúde, regular as operadoras setoriais, inclusive quanto à suas relações com prestadoras e consumidores, visando ainda contribuir para o desenvolvimento da Saúde no país.
Participaram as centrais CGTB - Central Geral dos Trabalhadores do Brasil, a CUT - Central Única dos Trabalhadores, a Força Sindical, a NCST - Nova Central Sindical dos Trabalhadores, a UGT - União Geral dpos Trabalhadores, o DIEESE - Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho e a ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar.
Segundo o diretor de Fiscalização da ANS, Eduardo Sales, "o estabelecimento de parcerias com entidades representativas da sociedade civil, além de significar um importante avanço para o equilíbrio nas relações de mercado regulado, certamente contribuirá para uma maior eficácia na proteção e defesa do consumidor de serviços privados de assistência à saúde.

 

MESA DE ABERTURA - ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar, Centrais Sindicais, DIESAT - Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas da Saúde e dos Ambientes de Trabalho DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. Foi presidida pela Sra Cleonice da UGT.



Sindicalistas da região nordeste

 

PROGRAMAÇÃO - DIA 11
CONTEXTUALIZAÇÃO - APRESENTAÇÃO DO PROJETO “O TRABALHADOR BRASILEIRO E A SAÚDE SUPLEMENTAR”
APRESENTAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO E DA TEMÁTICA A SER ABORDADA
PREENCHIMENTO DE QUESTIONÁRIO
REGINALDO MUNIZ - DIEESE


APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL DA ANS - DALTON CALLADO – DIRETOR ADJUNTO DE FISCALIZAÇÃO DA ANS
"
RELAÇÃO ENTRE SAÚDE PÚBLICA, SAÚDE DO TRABALHADOR E SAÚDE SUPLEMENTAR"

1ª. EXPOSIÇÃO - QUESTÕES FUNDAMENTAIS DA RELAÇÃO ENTRE SAÚDE PÚBLICA E SAÚDE SUPLEMENTAR - EXPOSITOR: GILSON CALEMAN – MÉDICO SANITARISTA

2ª. EXPOSIÇÃO - QUESTÕES FUNDAMENTAIS DA RELAÇÃO ENTRE SAÚDE DO TRABALHADOR E SAÚDE SUPLEMENTAR
EXPOSITOR: MARCO PEREZ – MÉDICO SANITARISTA

3ª EXPOSIÇÃO: PAPEL DA ANS NA REGULAÇÃO DOS PLANOS COLETIVOS
EXPOSITOR: FRANCISCO TELLES – GERENTE GERAL DE AJUSTE E RECURSO (ANS)

4ª EXPOSIÇÃO: EXPERIÊNCIAS SINDICAIS EM CONTROLE SOCIAL E NEGOCIAÇÃO DE PLANOS COLETIVOS
EXPOSITORA: LÚCIA HELENA BERNARDES – SECRETÁRIA DE SAÚDE (FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM PROCESSAMENTO DE DADOS – FENADADOS)

Seguidas de debates em plenária, culminando com trabalhos de grupo que discutiram temas onde se buscou identificar os problemas e desafios para a ação sindical suplementar. Os cinco grupos foram unânimes na questão da necessidade de maiores informações e integração do trabalhador nas ações referentes à saúde.

Algumas sugestões e resultados:
* maiores esclarecimentos às lideranças
* fortalecimento da participação e capacitação das entidades
* entidades inseridas no contexto das negociações dentro das empresas
* a importância do conhecimento da lLegislação
* a falta de capacitação e legalização dos movimentos sindicais colocando-se como desafio a necessidade de maiores investimentos para a capacitação visando fortalecer o movimento
* participação direta das entidades sindicais na Secretaria de Relações de Trabalho em âmbito Nacional e regional.

Este trabalho da ANS aconteceu nas outras regiões do país.


 

 

 

 

 

FENATE - Endereço Provisório em Brasília - SCS Qd. 02 - Ed. Anhanguera - 7.º andar - Sala 701 - CEP 71315-900 - Brasília-DF - Contatos com a Presidenta: (79) 9972-0152

 



FENATE - Endereço Provisório em Brasília - SCS Qd. 02 - Ed. Anhanguera - 7.º andar - Sala 701 - CEP 71315-900 - Brasília-DF